tag:blogger.com,1999:blog-76740325412146202182024-03-04T21:18:06.521-08:00Escultor Alves de Sousa ::: 1884-1922António Alves de Sousa, escultor português,renasce aqui, 125 anos depoisPedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.comBlogger37125tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-30937167164073441572016-11-05T08:57:00.002-07:002016-11-05T08:57:21.824-07:00Acta de abertura de um livro sobre a imortalidade
António, bisavô: sempre cri que o veneno que tenho no sangue (que há
quem chame arte) é culpa tua. Sempre cri que era uma maldição, uma
maldição sublime, mas uma maldição. Que nos tortura, porque exige, para
bons resultados, o sobre-humano ou a negação do humano. Exige silêncio e
minimalismo, como se fôssemos edifícios (diz que somos), tantas vezes
geometria e cálculos, mas em nós é Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-61525123645854801332010-01-10T08:43:00.000-08:002010-10-15T18:14:31.674-07:00Entrevista com o Escultor no Hotel Universo, Chiado (Jornal "O Mundo", 15 de Abril de 1914)
Março de 1914.Em plena polémica do concurso para o monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa, o jornal "O Mundo" recebe na sua redacção uma carta do escultor.
O crítico de arte e jornalista Oldemiro César resolve rumar ao Hotel Universo, que ao tempo tinha as suas portas abertas em pleno Chiado (e onde Alves de Sousa ficava sempre que tinha de se deslocar a Lisboa), para tirar a questão a limpo,Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-38377944849890105732010-01-10T01:58:00.001-08:002010-01-10T08:42:54.376-08:00Erros da pequena históriaO escultor Alves de Sousa nunca teve direito à dedicação exclusiva de um historiador rigoroso. Embora as teses da Dra Lúcia Matos e do Dr António Cardoso se tenham debruçado, pela primeira vez usando métodos científicos e devidamente habilitados, sobre facetas do escultor, nunca o tiveram como principal objecto de investigação. Para a Dra Lúcia ele é um entre muitos escultores, e, como se sabe, Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-60622977297701159942010-01-09T15:57:00.001-08:002010-01-10T08:32:40.950-08:00126ºOlá! Já não vínhamos cá desde 25 de Agosto, mas não devem pensar que algo esmoreceu, bem pelo contrário. O espólio e os documentos para o estudo aprofundado da vida e obra do escultor continuam a encher a prateleira que lhe está dedicada cá em casa (há dias, cresceu com um livro que comprei sobre Gulhermina Suggia, sua contemporânea no Porto e em Paris), e é bom lembrar que esta investigação, Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-80397461862649952632009-08-25T15:56:00.000-07:002012-03-14T12:32:07.221-07:00Alves de Sousa, Pinto do Couto e Oliveira Ferreira
Uma rara e notável fotografia em que se pode ver, da esquerda para a direita, Alves de Sousa, Rodolfo Pinto do Couto e Oliveira Ferreira. A fotografia não está datada nem localizada, foi encontrada no, e continua a pertencer ao, espólio da família do escultor, mas tenho fortes suspeitas de que será a mais antiga fotografia do Escultor a que tive acesso, e cuja data se deverá situar entre 1903 Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-76643727364604734482009-08-25T11:47:00.001-07:002009-08-25T18:14:37.276-07:00Data da Morte de Alves de Sousa: 5 ou 6 de Março de 1922?Ora aqui está um belo berbicacho.O Escultor Alves de Sousa morreu no Domingo, 5 de Março de 1922, ou na Segunda-feira, 6 de Março?Com este "post" abrimos a discussão sobre a matéria, ainda nada pacífica, e aqui viremos fazer as actualizações que forem necessárias, de acordo com o andamento da investigação.A certidão de óbito diz que o escultor Alves de Sousa faleceu a 5 de Março, mas o que dizem Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-47133780041318998672009-06-22T07:00:00.000-07:002009-06-23T08:13:53.444-07:00Os primeiros a chegar a Lisboa:)Antes de mais, peço paciência a todos os que são, como eu, apaixonados pelo Escultor Alves de Sousa, e se habituaram a visitar o seu blogue. Nem sempre é possível conciliar a actividade profissional com a de investigador, e mesmo que o seja, dou prioridade ao tratamento de informação, e tenho muito trabalho de tratamento da informação já obtida pela frente, que espero deixar pronto no final do Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-84662991322806188932009-05-03T15:39:00.000-07:002009-08-25T13:58:14.570-07:00A campa de G. Lechartier Alves de SouzaEsta fotografia, encontrada num oratório da filha do escultor, Hidrá, já falecida, foi um achado em termos de investigação. Em termos pessoais, impressiona-me. Confirmei, a partir desta foto, dois factos certos e um provável. A data de nascimento (9 de Maio de 1887), da morte (30 de Janeiro de 1919 - corria a ideia de que teria falecido em 1918, mas pelo momento da deslocação de Alves de Sousa à Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-68230120773745282112009-04-29T15:41:00.000-07:002009-08-25T13:59:00.999-07:00João Chagas e Alves de SousaEmbora a investigação sobre o relacionamento entre ambos vá prosseguir por muito tempo, já vos posso transmitir algumas informações seguras. Alves de Sousa não conhecia previamente (à sua chegada a Paris, em 1909) o embaixador João Pinheiro Chagas, nem este aquele. Curiosamente, fazia parte do feitio de ambos uma peculiar desconfiança inicial pelo interlocutor. João Chagas, mais velho (uma Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-32276563732829635132009-04-15T11:24:00.000-07:002009-04-15T11:41:22.255-07:00Que homem, que ideias (Modelando o Orfeu)?Alves de Sousa escreveu várias vezes que se tinha metido em trabalhos, dada a dimensão desta estátua que aqui podem ver a ser modelada - o resultado final está dois artigos abaixo. Repara-se na figura de Alves de Sousa, nas suas mãos enormes (era um homem pequeno - não deveria passar o metro e setenta), pose de romântico tardio, artista claramente do seu tempo, naturalista dos naturalistas. Se Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-47565729697047629652009-04-15T11:07:00.000-07:002009-04-15T15:24:44.133-07:00Fotografia pouco vistaEsta fotografia de Alves de Sousa, oferecida ao Arquitecto Marques da Silva com dedicatória, é das menos vistas do escultor. Estava a adiar a publicação para apurar a data exacta da fotografia, mas decidi publicá-la mesmo assim. Caso não tenham ainda reparado, todos os artigos constantes deste blogue vão sendo aperfeiçoados à medida que a investigação avança. Embora a especulação e o silogismo dePedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-87399600548547810372009-04-14T06:13:00.000-07:002011-10-15T18:26:42.325-07:00O "Orphée" - Orfeu
Orfeu, assolado pela sua infelicidade, procura Eurídice em vão. Acabara de a perder para sempre.
A bonita história (da mitologia grega) de Orfeu pode ser lida aqui.
Em 13 de Novembro de 1911, Alves de Sousa envia, já com algum atraso, à Accademia de Belas Artes do Porto uma das suas provas do penúltimo ano de pensionista (haveria de conseguir prolongar a sua estada como pensionista até 1913,Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-78506696139497978552009-03-20T17:45:00.001-07:002009-03-23T08:30:27.234-07:00Textos científicos e leigos que abordam Alves de Sousa e Oliveira FerreiraEm termos de rigor científico, e abundantemente documentadas, sugerimos vivamente as Teses de Doutoramento da Prof. Dra Lúcia Matos, "Escultura em Portugal no Sec.XX - 1910-1969", edição da Fundação Calouste Gulbenkian, e a do Prof. Dr. António Cardoso, "O Arquitecto Marques da Silva e a Arquitectura no Norte do país na primeira metade do Séc. XX", com edição da FAUP, e ambos ainda disponíveis Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-29970075357235298192009-03-19T04:04:00.000-07:002009-04-15T15:25:34.141-07:00Son Amour, VictoireSei que era Lechartier de apelido, sei que tinha entre os nomes Victoire e Germaine, mas não tenho certezas absolutas da sua ordem. A mais provável será Germaine Marie Victoire Lechartier. Presumo que tenha sido pianista, mas ouvi a minha vida toda que tinha sido pintora. Presumo que provirá de uma família da Normandia, e que quase todos os Lechartier se concentravam numa pequena vila (talvez Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-24585977161275855322009-03-18T15:39:00.000-07:002009-04-16T08:19:40.147-07:00Homenagem aos escultores que permitiram que Alves de Sousa se tornasse imortalApesar do abandono a que foi votada a memória do escultor Alves de Sousa (ainda assim, não foi o mais infeliz: acabei de verificar que o seu colega de curso, Oliveira Ferreira, ainda anda mais esquecido), a autoria da parte escultórica da "estátua do leão e da águia na Boavista" (Monumento aos Heróis das Guerras Peninsulares) foi a porta para a imortalidade. Ora, como se sabe, pelos anos trinta ePedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-91443129774470558902009-03-18T15:15:00.000-07:002009-03-18T17:13:34.543-07:00Alves de Sousa no Manifesto Anti-Dantas, de Almada NegreirosJá identifiquei esta curiosidade há alguns anos, mas é imprescindível que a registe aqui. Sabiam Vossas Senhorias que o grande Almada Negreiros tinha verberado Alves de Sousa, entre outros, num dos passos do seu "Manifesto Anti-Dantas e por extenso". O manifesto foi escrito em 1916, numa altura em que a polémica em torno do Concurso para o Monumento do Marquês de Pombal estava ao rubro (o Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-9114523136761015482009-03-17T17:05:00.000-07:002009-04-15T15:27:41.777-07:00Alves de Sousa e o Metro de ParisPor mais extraordinário que possa parecer, é mesmo verdade.Em 21 de Abril 1908 foi inaugurada a Linha 4 do Metro de Paris, entre Porte de Clignacourt e Chatelet, ainda longe da Rue Vercingetorix. Alves de Sousa chega em Janeiro de 1909, e em Outubro desse mesmo ano abre o restante troço, o Sul, entre Porte d'Orléans e Raspail. O escultor tinha agora a estação da Avenue de Mairie (hoje chamada de Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-35977249582716921962009-03-17T04:48:00.000-07:002009-04-15T15:29:10.513-07:00O percurso para a École des Beaux ArtsSem grandes aleterações, este deveria ser o percurso mais rotineiro de Alves de Sousa entre a sua residência e ateliê nos anos de Paris (até ver, não se conhece outra, mas o edifíco da cidade artística de Vercin(gétorix) foi demolido nos anos sententa para construção de uma via rápida; essa via nunca chegou a ser construída, e o local é hoje um jardim;). A pé eram cerca de 40 minutos sem Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-76217155531482980602009-03-17T04:31:00.000-07:002009-04-15T15:28:39.277-07:00Injalbert, Gibran e o Salon de 1910Algumas breves reflexões. Alves de Sousa participou, com as obras que deveria remeter para a Academia portuenses no final do ano lectivo que terminava em Julho de 1910, no Salon de Paris. Resta confirmar se expôs no Salon realizado no Grand Palais des Champs Elysées, entre os dias 15 de Abril e 30 de Junho de 1910, se no Salon des Independants, realizado em Maio. Para tal, pediu autorização à Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-53048720528278100122009-03-16T18:05:00.000-07:002009-04-15T15:31:06.675-07:00A primeira matrículaAqui ao lado é possível ver, também do próprio punho de Alves de Sousa, o requerimento para a primeira matrícula na Academia Portuense de Bellas-Artes, logo em 1897, com a tenra idade de 13 anos. Alves de Sousa matriculava-se no Curso de Desenho Histórico, que fez até ao 5º ano. Aliás, em Outubro de 1901 requeria simultaneamente a matrícula no 5º ano deste curso e no 1º de Escultura. Estranho é Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-31719137171483382522009-03-16T17:46:00.000-07:002009-04-15T15:29:48.979-07:00A chegada a ParisÉ com emoção que publico a primeira carta escrita pelo próprio punho de Alves de Sousa (clicar em cima para obter maior formato).Enviada à Faculdade de Belas Artes do Porto, e datada de 25 de Janeiro de 1909, reza assim: "Exmo Senhor Director da Academia Portuense de Bellas-Artes, Tenho a honra de participar a Vª Exª que cheguei a Paris no dia 24 do corrente às 8 horas da manhã, e pelo facto de Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-17087159173895846572009-03-14T05:06:00.000-07:002009-04-15T15:32:58.318-07:00A Entrada em "Quem é Quem" (as vindas a Portugal e a discussão parlamentar)Fiquei surpreso quando, um destes dias, circulando pela Livraria Almedina do Arrábida Shopping, peguei sem qualquer esperança no livro "Quem é Quem - portugueses célebres", da editora Temas & Debates, sob a coordenação de Leonel Vieira, e fui surpreendido por uma entrada dedicada ao meu bisavô, o que é coisa rara (só me lembrava, até aqui, de uma na Enciclopédia Luso Brasileira e de outra numPedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-50979898119591488772009-03-13T05:53:00.000-07:002009-03-13T05:55:19.535-07:00AssinaturaPara registo, embora neste caso reproduzida por Marques Abreu na peça "Natividade";Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-41655431024758273662009-03-13T05:45:00.000-07:002009-04-15T15:33:32.634-07:00NatividadeSem qualquer informação, mas parecendo evidente tratar-se de uma cena da Natividade, esta é a cópia da página arrancada a uma revista não identificada, que está legendada da seguinte forma: "Baixo-relevo de ANTONIO ALVES DE SOUSA, Simili-gravura de MARQUES ABREU". A peça, como podem ver contém a assinatura do escultor "Alves de Sousa 1908", pelo que terá sido executada já em Paris;Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7674032541214620218.post-33438248260965197802009-03-13T05:43:00.001-07:002009-03-20T19:24:59.245-07:00Detalhe de "Uma mulher conduzindo duas creanças(...)"Para que seja perceptível a arte do escultor, a expressividade das personagens. Peça identificada no post anterior;Pedro Guilherme-Moreirahttp://www.blogger.com/profile/12519838332985010961noreply@blogger.com0